Pesquisar músicos:
Monique Aragão
Monique Cavalcanti de Aragão
* 10/11/1960 Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Instrumentista, arranjadora, compositora.
emailwebsite

Formação

 

Antes de Monique não havia nenhum músico na família, mas havia em sua casa uma determinada coisa que, desde cedo, despertava seu interesse.
 
"... um móvel grande, com caixas de som embutidas, rádio e toca discos, típico da década de 1960. Este móvel, para mim, era a atração da casa, no qual os sucessos da época tocavam nos discos de meu pai."
 
Aos cinco anos de idade, Monique Aragão começou a estudar piano. Primeiramente com o professor Walmy Ferreira e, logo em seguida, com Undine de Mello, com quem teve aulas por 10 anos. Depois, mais seis anos de estudo com Linda Bustani.
 
"Outra professora muito importante foi Nely de Alencar, com quem estudei teoria musical."
 
Os métodos que seus professores utilizavam eram Leila Fletcher (“Leila Fletcher Piano Course”, 6 vols - Ed. Montgomery), O. Beringer ("Exercícios Técnicos Diários" - Editora Irmãos Vitale) e A. Cortot ("Princípios Básicos da Técnica Pianística - Curso de Interpretação" -Musimed).
 
Para Monique, todo esse aprendizado "foi muito útil; o prazer a gente encontra quando tem interesse."
 
Foi premiada, ainda estudante, nos concursos de piano erudito Alcina Navarro, em 1970 – aos dez anos de idade -, Liddy Mignone, em 1973, e Lúcia Branco, três anos depois.
 
Ela considera que todos os seus professores, cada um a seu tempo, foram decisivos em sua formação musical, e foi autodidata no que diz respeito à composição, aos arranjos e à orquestração. "Aprendi sozinha, simplesmente fazendo."
 
Entre os músicos com quem convive e conviveu e que foram importantes para que ela se tornasse o que é hoje, Monique cita David Ganc – "com quem fui casada por 10 anos e que foi muito importante pela convivência e troca musical" – e Tim Rescala – "trabalhar com ele foi importante pelo fato de entrar em contato com várias linguagens artísticas conjugadas."

Contato

Todos os direitos reservados (c) 2008 - 2009
Banco de Música Serviços de Comunicação e Cultura Ltda.