Pesquisar músicos:

Garoto
* 28/06/1915 São Paulo, SP, Brasil.
† 03/05/1955 Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Instrumentista, arranjador, compositor.

Garoto nasceu numa família musical: o pai tocava guitarra portuguesa e violão, um dos irmãos tocava banjo, outro era violonista e cantor. Todos, menos Garoto, haviam nascido em Portugal.

Aprendendo com o pai e os irmãos, aos 11 anos Garoto já se apresentava ao banjo num grupo chamado Regional Irmãos Armani e, aos 12 anos, fez parte de outro grupo, o Conjunto dos Sócios, liderado por um dos seus irmãos.
 
Mais ou menos à mesma época, foi trabalhar numa loja de instrumentos musicais e a música passou a ocupar todo o seu dia. Aos 18 anos, iniciou estudos formais com Atilio Bernardini, um dos principais professores de violão clássico de São Paulo: "era um aluno rebelde, seguia os conselhos que entendia, usava o polegar como palheta, mas transbordava talento e força criadora".
 
Nessa "transgressão" o professor talvez não tenha percebido a gênese de "Lamento no Morro" – num interessante paralelo com o grande guitarrista de jazz Wes Montgomery, nascido em 1925 que, sozinho no interior dos Estados Unidos, sem referências, acabou desenvolvendo uma técnica única de tocar a guitarra elétrica usando o polegar, movimentado para cima e para baixo como se fosse uma palheta.
 
Empenhado em aprender mais, em 1937 Garoto ingressou no Conservatório Dramático e Musical de São Paulo para estudar harmonia e composição, mas não permaneceu ali por muito tempo.
 
Em 1939, tendo ainda menos de 25 anos, viajaria para os Estados Unidos com Carmen Miranda, embora nunca tenha feito parte do Bando da Lua, o conjunto que a acompanhava. Nos cartazes aparecia: "Carmen Miranda, Bando da Lua e Garoto".
 
A cena musical que encontrou na América do Norte teria uma influência decisiva em sua formação de músico, pois naquele mesmo ano:
  • Coleman Hawkins lançava a sua gravação antológica de "Body and Soul"
  • Billy Strayhorn se juntava à big band de Duke Ellington que, no mesmo ano, lançava gravações de "Caravan" "I Let A Song Go Out Of My Heart" "Prelude To A Kiss," uma nova versão de "Black And Tan Fantasy" "Lost In Meditation", "Sophisticated Lady," e "Rockin' In Rhythm", entre outras
  • Charlie Parker, um dos criadores do bebop, começava a se apresentar como solista em Nova Iorque
  • Dizzy Gillespie, o outro criador do bebop, tocava na banda de Cab Calloway com Coleman Hawkins
  • Charlie Christian, pioneiro da guitarra no jazz, entrava para a big band de Benny Goodman, mais famosa da época, e trazia a guitarra para o primeiro plano do jazz
  • e Django Reinhardt, violonista cigano, encantava as platéias com sua mistura de jazz, canções e música tradicional da Europa Central

 

Leia mais...

Contato

Todos os direitos reservados (c) 2008 - 2009
Banco de Música Serviços de Comunicação e Cultura Ltda.