Pesquisar músicos:

José Cabrera
* 27/11/1955 Minas de Corrales, Uruguai.
Instrumentista, arranjador, compositor.
email

Não havia músicos profissionais na família de José Cabrera, mas sua avó paterna tocava violino. 

Figuram, dentre suas lembranças musicais mais antigas, as reuniões dançantes às quais seus pais o levavam quando pequeno. Nelas, freqüentemente havia "conjuntos melódicos", formados por piano, acordeom, bateria, contrabaixo, guitarra, trompete e saxofone.
 
José Cabrera começou a estudar música aos sete anos de idade: "Meu padrinho resolveu me matricular num conservatório de música. Comecei estudando acordeom e só fui me dedicar ao piano, embora já tocasse profissionalmente, quando estudava agronomia em Pelotas, no Rio Grande do Sul. O violão entrou na minha vida durante a época da faculdade, acho que pela facilidade de poder carregar para todo lugar."
 
Dos métodos que utilizava, recorda-se dos livros tradicionais de exercícios, e de tocar as obras de J. S. Bach - em especial, as "Invenções" e "O Cravo Bem Temperado" -, L. V. Beethoven e O. Beringer.
 
De tudo o que aprendeu, o que ficou de mais agradável para José Cabrera foi a música de W. A. Mozart e J. S. Bach.
 
Seu padrinho foi figura decisiva na sua formação musical, por matriculá-lo e custear suas aulas no conservatório, tendo sido um grande amigo e seu maior incentivador.
 
"Logo que comecei a estudar, descobri que podia tocar o que quisesse e tudo o que ouvisse. Isso foi importante, mas fez com que me descuidasse do aprendizado, do estudo em si e do preparo técnico. Acho que o talento é importantíssimo, mas não se deve ficar só com ele."
 
Em Porto Alegre, o pianista conviveu com bons músicos que o colocaram em contato com o jazz e a MPB, "embora eu já ouvisse G. Gershwin, Cole Porter, Tom Jobim, Pixinguinha e outros. Agora em Brasília, também tenho sorte de conviver com bons músicos com os quais sempre estou trocando conhecimento e aprendendo." 
Leia mais...

Contato

Todos os direitos reservados (c) 2008 - 2009
Banco de Música Serviços de Comunicação e Cultura Ltda.