Pesquisar músicos:

Elenice Maranesi
* 09/03/1944 São Bernardo do Campo, SP, Brasil.
Instrumentista, arranjadora, compositora.
email

Na família de Elenice Maranesi havia um grupo de músicos amadores, formado por sua mãe e seus tios, que cantavam e tocavam instrumentos de sopro e bateria. 

Uma de suas lembranças musicais mais antigas é a chegada do piano em sua casa, para que seu irmão aprendesse, e a afinidade instantânea que sentiu pelo instrumento, aos quatro anos de idade.
 
Elenice Maranesi logo passou a explorar o piano e a tocar de ouvido. Aos sete anos, teve suas primeiras noções de teoria e leitura com a professora Rúbia Lobo, em São Bernardo do Campo (SP).
 
A pianista recorda-se de estudar os métodos usuais, mas também de "sair da linha e tocar tudo o que ouvia no rádio."  
 
As harmonias mais modernas e sofisticadas sempre chamaram muito sua atenção e constituem, de tudo o que estudou, o aprendizado mais agradável.
 
Elenice Maranesi é formada em piano pela Universidade de Brasília (DF) e é coordenadora do Núcleo de Piano Popular da EMB, Escola de Música de Brasília, cidade na qual vive há mais de trinta anos.
 
A figura decisiva em sua formação musical foi João Gilberto, "porque trouxe novas sonoridades, novas estruturas e aquela batida de violão."
 
Dos músicos com quem conviveu e convive, a pianista destaca Nara Leão, "pela competência e responsabilidade"; Leny Andrade, "sabedoria de vida e capacidade musical infinita"; Marco Pereira, "bom gosto e perseverança"; e muitos outros ao longo de sua vida profissional: Nelson Faria, Toni Botelho, Roberto Sion, Nelson Ayres, Paulo Bellinati, Toninho Carrasqueira, Márcio Bahia, Zélia Duncan, Rosa Passos, Zequinha Galvão e Lula Galvão.
Leia mais...

Contato

Todos os direitos reservados (c) 2008 - 2009
Banco de Música Serviços de Comunicação e Cultura Ltda.