Pesquisar músicos:

Helena Meirelles
* 13/08/1924 Campo Grande, MS, Brasil.
† 28/09/2005 Campo Grande, MS, Brasil.
Instrumentista, compositora.

Meu avô acolhia muitos paraguaios na casa dele. E eles eram muito tocador. Aí, meu irmão e meu tio aprenderam a tocar violão. E eu adorava! De noite, eu ficava olhando eles tocarem. Gravei tanto afinação para acompanhar como para solar. Aprendi a bater o rasqueado deles sem ninguém me ensinar. Mas meu pai e minha mãe não queriam que eu aprendesse.
 
“[...]  disseram que violão era coisa para homem e que se eu tocasse eles iriam cortar meu dedo. [...] Meus pais iam pra roça e eu fui aprendendo com um violão que ganhei de um paraguaio. Ele foi embora e deixou o violão pra mim. [...]
 

“Aí, um dia, meu tio chegou do Pantanal e deixou a comitiva na ronda para fazer almoço. E ele estava com saudades de um violão que deixava lá em casa. Ele afinou, tocou uma moda e fiquei com a maior vontade de tocar também. Então, pedi para tocar. ‘E você toca’, ele perguntou. ‘Toco, um pouquinho’, respondi. ‘Então vai pegar o violão, sua merda, mas se você não tocar vai apanhar’. Levantei, peguei o violão. Ele solou e eu fiquei no rasqueado. Depois eu solei e ele me acompanhou. Ele não acreditou que aprendi sozinha e ficou todo feliz por ter uma sobrinha que tocava.“ 

Leia mais...

Contato

Todos os direitos reservados (c) 2008 - 2009
Banco de Música Serviços de Comunicação e Cultura Ltda.