Pesquisar músicos:
Fábio Caramuru
Fábio Luiz Caramuru
* 14/09/1956 São Paulo, SP, Brasil.
Instrumentista, arranjador, compositor.
website

Formação

O pai e a avó paterna de Fábio Caramuru tocavam piano de ouvido e algumas de suas lembranças musicais mais antigas são seu pai tocando "Meditação", de Tom Jobim e Newton Mendonça, e "Chove lá fora" de Tito Madi, em um piano recém chegado ao apartamento onde moravam, por volta de 1960. 

Nessa época, sua mãe ensinou-lhe as primeiras notas musicais.
 
"Minha primeira professora era uma russa excepcionalmente musical: Lidia Jefremov. Depois, passei a estudar com Zulmira Elias José, na Escola Magda Tagliaferro, onde me formei."
 
Fábio Caramuru sempre estudou piano. Depois de formado, ganhou uma bolsa do governo francês para estudar com Magda Tagliaferro em Paris, na década de 1980. "Estudei bastante o repertório erudito standard com ela e sua assistente, Silvia Tuxen Bang."
 
De seu tempo de estudos, recorda-se dos exercícios técnicos praticados na Escola Magda Tagliaferro e dos métodos de O. Beringer, C. Czerny, M. Clementi e J. B. Cramer.
 
Para Fábio Caramuru, de tudo o que aprendeu, o que ficou de mais agradável e mais útil, foi "a busca pela melhor sonoridade, sempre."
 
A figura mais importante em seu aprendizado foi Lidia Jefremov: "Todos os meus professores foram decisivos, cada qual a seu tempo, mas é muito forte a memória dela no início da minha formação."
 
De forma autodidata, Fábio Caramuru aprendeu a improvisar e a descobrir sua própria linguagem musical, "calcada no aprimoramento constante da variação das sonoridades. Isso é fundamental."

Dos músicos com quem conviveu, os mais importantes para ele foram suas professoras Lidia Jefremov e Magda Tagliaferro: "Aprendi que fazer música é, antes de tudo, emocionar-se e emocionar."

Contato

Todos os direitos reservados (c) 2008 - 2009
Banco de Música Serviços de Comunicação e Cultura Ltda.